Comportamento de gatos: dicas para seu bichano

Quando conhecemos mais sobre o comportamento de gatos, podemos entender seus hábitos e necessidades. Dessa forma, é possível oferecer ainda mais qualidade de vida para os peludos. Para tutores de primeira viagem, alguns hábitos dos bichanos podem ser muito surpreendentes, levantando inclusive dúvidas sobre o que é ou não esperado, e quando é necessário levar o pet para uma consulta com o veterinário.

Pensando nisso, separamos algumas das dúvidas mais comuns sobre o assunto.

Gato dormindo a tarde inteira é normal?

Grandes caçadores, os gatos são animais de hábitos crepusculares, estando mais ativos no início da manhã e ao cair da noite, adaptação que decorre justamente da maior facilidade em se camuflar e capturar a presa nesses horários.

Uma vez que a caça demanda muita energia — em vida livre, estima-se que os gatos obtenham entre 10 a 20 presas por dia, chegando a se envolver em outras dezenas de perseguições —, os felinos precisam de muitas sonecas para recuperar a força. Portanto, se seu amigo vive em um ambiente enriquecido, com oportunidade para exercer comportamentos naturais, é esperado que durma muitas horas por dia.

Porém, se ele apresentar outros sintomas ou se perceber mudanças na frequência do sono, é importante consultar um médico-veterinário.

Meu gato não usa a caixa de areia. Será que é birra?

A possibilidade de esconder seus dejetos é algo muito importante para o bem-estar dos gatos. Ao fazer isso, eles evitam atrair predadores ao mesmo tempo que não denunciam sua presença a possíveis presas que estejam no território. Sendo assim, não é normal que, com uma caixa de areia disponível, o bichano prefira eliminar em outro local.

Na maior parte das vezes, o desvio é resultado de algum problema com a caixa escolhida. Entre os mais comuns estão: tamanho inadequado (caixa muito pequena), tipo de substrato, falta de higienização e local inapropriado para a caixa. Para reverter a situação, escolha uma bandeja sanitária grande, com areia fininha e coloque-a em local privativo.

Outras causas possíveis para a não utilização da caixa de areia são problemas e cálculos urinários. Na dúvida, procure sempre um médico-veterinário.

Raramente vejo o gato beber água. é normal?

Os gatos são adaptados para absorverem os componentes hídricos a partir das presas que consomem, de modo que, em vida livre, é raro buscarem uma fonte exclusiva de hidratação. Até porque, diferentes de nós, eles não possuem um sistema neural de sede.

A fim de contornar o problema, é preciso tornar a água o mais atraente possível para os bichanos através do principalmente do movimento. Por isso a recomendação de disponibilizar um bebedouro do tipo fonte. No entanto, não deixe de providenciar também um bebedouro tradicional de cerâmica ou de barro, já que a fonte pode parar de funcionar.

Por que meu gato arranha móveis, cortinas, etc.?

Arranhar é um comportamento natural e necessário para os bichanos. Além de aliviar o estresse, o hábito é importante também para alongamento da musculatura, desgaste das unhas e marcação de território por meio de marcas visuais e olfativas. Por todos esses motivos, os bichanos sempre precisarão arranhar alguma coisa. Cabe ao tutor garantir a mudança de foco, disponibilizando arranhadores mais atraentes que a cortina ou o sofá .

Para que sejam efetivos, os arranhadores devem ficar preferencialmente próximos ao local de descanso do pet, posicionados entre 40 a 50 cm acima do chão. No início, utilize catnip para chamar a atenção do gato para o recurso.

Gato miando muito, agressivo ou se lambendo mais que o normal

Com certeza há algo de errado com seu amigo. Antes de mais nada, leve-o ao veterinário a fim de identificar qualquer problema de saúde física. Descartada essa possibilidade, é interessante buscar a ajuda de um consultor comportamental, visto que essas manifestações são indicativas de problemas emocionais.

Entre as principais causas de comportamentos indesejados estão: sociabilização e socialização inexistentes ou insuficientes, falta de enriquecimento ambiental e mudanças na rotina, tais como mudança de casa ou chegada de um novo membro na família.

Higiene
Manter seu pet sempre limpinho é um dos pontos importantes...
Ler sobre...
Enriquecimento Ambiental
Uma vez que os gatos passam quase a totalidade do tempo...
Ler sobre...